domingo, março 31, 2002

Sabe o gato do Schrödinger?



O famoso felino de Erwin Schrödinger, vítima inocente de um estranho experimento mental quântico, tem estado vivo e morto por 70 anos. Seu problema começa quando ele sobe numa caixa onde uma arma carregada está apontada para sua cabeça. Um fóton é então disparado a espelho semi-reflexivo chamado de separador de raios. Se o fóton passa pelo espelho, ele automaticamente ativa um sensor de luz, que por sua vez dispara a arma contra o gato, matando-o. Se, por outro lado, o espelho reflete o fóton para longe, o gato segue vivo.

O problema é: no mundo quântico as duas possibilidades acontecem simultaneamente. Os físicos se referem a isso como a "superposição de estados". Segundo a teoria quântica ortodoxa, a superposição dura té que alguém olhe na caixa para ver o que aconteceu. A observação não precisa ser direta. A trajetória do fóton pode ser vista em um lugar ou outro, por exemplo, permitindo que alguém deduza o estado do gato. Mas, em qualquer forma que tenha, esse ato de observação tem um papel crítico: é a transmissão física da informação durante uma observação que causa o colapso da superposição e sela o destino do gato. Os físicos chamam esse vazamento de informação de "decoerência".

Ivan Semeniuk, da New Scientist, no Caderno Mais, Folha, 31/03/2002.

Considerações...

O Mais é atualmente uma das melhores publicações do país. Vale a pena assinar a Folha, mesmo não morando em São Paulo, nem que seja só para esperar por ele no domingo.

Física é fascinante!! É ficção-científica real!!!

Espero que o gato esteja vivo dentro da caixa... ;-)
Domingo de Páscoa!!

Católico, judeu, espírita, ateu, muçulmano até, seja qual for a religião, a maoiria das pessoas deve estar comendo chocolates nesta manhã. Para comemorar a ressucitação de Cristo... e os lucros da Garoto, Lacta, Kopenhagen...

Agora, se você não gosta de chocolate, fazer o que né???