quarta-feira, julho 03, 2002

Querido diário...

Mudanças às vezes são difíceis. E algumas pessoas são especialmente sensíveis a elas.

Não que não desejemos (sim, eu estou entre essas pessoas) ou sonhemos com mudanças, mas quando nos vemos tendo de lidar com elas nos perguntamos se não seria melhor continuar como antes. Claro que isso não vale para situações insuportáveis, mas para aqueles momentos em que as mudanças se impõem pelo simples fato de que a vida tem de seguir seu curso e nós temos de passar por novos desafios para crescermos.

O fato de ter plena noção disso não torna menos doloroso o meu processo de despreendimento da faculdade. O fato de ter encontrado dois grandes mestres próximo do final dificulta ainda mais. O fato de ter encotrado um sentido só ágora também não ajuda. Não é não me sinta pronta, até porque, de qualquer forma ainda terei mais dois anos de residência (se passar...), simplesmente é triste partir.

Sempre foi. Fins de ano sempre foram tristes. Aniversários nunca foram muito alegres.

Enfim, eu nunca soube lidar muito bem com os finais (até mesmo de livros e filmes). É fácil quando as coisas ocorrem de forma gradativa, mas quando tem de haver uma ruptura brusca sempre há um momento de tristeza.

E na verdade esse é até um momento adiantado (só me formo em setembro) por outros fatores (me vejo tendo de acompanhar, por interesse meu, o serviço de outra faculdade). Quem sabe assim, pelo menos, no final será menos difícil.

(Tudo seria mais fácil se houvesse residência de psiquiatria na UFF...)

terça-feira, julho 02, 2002

Touro - 2/06/2002

Sobreviver é necessário, viver é imprescindível. Se o tempo todo for dedicado à sobrevivência, isso não vai tornar sua alma feliz, porque no íntimo ela saberá que descumpre sua mais elevada responsabilidade, viver.


Sim, é uma previsão aberta, impessoal, nada determinista, como todas as previsões de horóscopo feitas por signo (previsões têm de ser pessoais, é a única forma de haver alguma chance de acerto). Mas a mensagem é tão bonita (já começa bem, ao se modificar a célebre "Navegar é preciso, viver não é preciso", falando exatamente o contrário) que de nada importa se não é pessoal, acaba se tornando importante para qualquer um que a leia!!

Quem gostar deve visitar o Quiroga!! É cheio de previsões que se tornam pessoais por serem universais.
Corte e Colagem....

: 1/07/2002 06:35 :

c o n t e x t o: francisco cândido xavier...
e o velho chico partiu de nosso convívio...

partiu em um dia de festa para a maioria dos brasileiros. faz sentido. ele não ia querer algo diferente. partindo em um dia de alegria, ele relembra que devemos celebrar a vida, a existência. que o sofrimento faz parte, mas não é o importante, e sim a alegria nas coisas...

não existem unanimidades, e aliás, "toda unanimidade é burra", mas chico xavier conseguiu ser quase uma...

não importa a sua crença, a maioria de nós tem que admitir que sua postura de vida foi um exemplo ético sólido do que se pode esperar de uma pessoa que vive religião...

creio que ele partiu para trilhar seus últimos passos no sansara. chegaremos lá...

boa viagem, chico...
: por magisterX : : enviar a um amigo . 1 comentário :


Concordo e assino em baixo das palavras do magisterX!

domingo, junho 30, 2002

Comentário de gente chata! (escrito por mim, portanto...)

A pátria de chuteiras é penta campeã...

Festa, alegria, parece que algo de extraordinário aconteceu.

Claro que o povo tem o direito de se identificar com os atletas e tomar para si a vitória (até porque a CBF é mantida com dinheiro nosso). Mas será que não deveríamos guardar parte dessa alegria, desse comprometimento com algo para coisas um pouco mais importantes do que o futebol???