sábado, outubro 30, 2004

Da série: Coincidências Não Tão Esdrúxulas

Divagava ontem sobre a solidão que nos é inerente e a também inerente busca por não nos sentirmos sós, através do amor. Agora pela manhã abro um livro, para retormar a leitura perdida, e me deparo com esta passagem:
"Lembrou-se do célebre mito do Banquete de Platão: antigamente, os seres humanos eram hermafroditas, até que Deus os separou em duas metades, que a partir daí erram pelo mundo e se procuram. O amor é o desejo dessa metade perdida de nós mesmos."
Milan Kundera, in A Insustentável Leveza do Ser


Isso lembra também a (linda) música "The Origin of Love", do (ótimo) filme Hedwig and the angry inch/ Hedwid - Rock, Amor e Traição.

sexta-feira, outubro 29, 2004

"If there's any kind of magic in this world, it must be in the attempt of understanding someone, sharing something. I know, it's almost impossible to succeed, but . . . who cares, really? The answer must be in the attempt."
-Celine in "Before Sunrise"/"Antes do Amanhecer".


Tenta-se, pelo simples fato de que é impossível não tentar. E porque cada vez que funciona, vale por todas as outras em que não deu certo! ;-)
Ainda sobre as dúvidas existênciais

"São sempre as mesmas perguntas que desde a infância passam pela cabeça de Tereza. Porque as perguntas realmente sérias são apenas aquelas que uma criança pode formular. Só as perguntas mais ingênuas são realmente sérias. São as interrogações para as quais não há resposta. Uma pergunta para a qual não há resposta é uma cancela além da qual não há mais caminhos. Em outras palavras: são precisamente as perguntas para as quais não há resposta que marcam os limites das possibilidades humanas e que traçam as fronteiras da nossa existência."
Milan Kundera, in A Insustentável Leveza do Ser
Da Série: Coincidências Esdrúxulas da Vida

Você tem dúvidas existênciais e um belo dia resolve dar vazão a elas. Paga alguém para ouví-las! Um outro dia começa a suspeitar que algumas dessas dúvidas possam ser superficiais, por mais que você goste de dar-lhes atenção. Aí chega na locadora de vídeos da esquina e se depara com um texto profundo falando extamente das suas dúvidas. É a sinopse do dvd de uma série de tv que você imagina fútil. Você não leva o dvd. Pra que se já sabe a história?
"Queria ser poeta. Queria saber expressar a beleza do mundo e das pessoas, da forma exata como as enxergava. Mas sempre tinha a sensação de que no processo de transformar seus sentimentos em palavras, algo se perdia. Por mais que estudasse gramática, lesse bons livros, melhorasse seu vocabulário, não conseguia. Talvez fosse mais questão de capacidade do que de conhecimento. Ficava entristecida por isso. Entretanto, com o tempo entendeu que seu olhar e sensibilidade não eram características assim tão gerais da espécie humana. Eram lhe algo particulares e também lhe permitiam aproximar-se dos outros, mitigar a sua solidão inerente da espécie. Descobriu que mesmo não tendo o dom das palavras para se comunicar com muitos, o simples fato de poder comunicar-se com os poucos ao seu redor já poderia fazer a diferença. Ainda era complicado, nem sempre se fazia entender, mas estava disposta a continuar tentando, por cada momento, ainda que fugidio, em que não se sentia sozinha. Já não queria ser poeta, só queria tentar ser feliz."

quinta-feira, outubro 28, 2004

As pessoas que conhecemos...

Touro
A magia da realização não é as coisas acontecerem na velocidade do pensamento, mas a de encontrar as pessoas que unirão esforços para tudo ser mais divertido entre o céu e a terra. O objetivo atual é você encontrar a sua tribo.

Do www.quiroga.net

Porque vivemos nas relações e as pessoas que conhecemos são o que de mais importante há na vida. É por e com elas que sentimos, aprendemos e vievmos.