sábado, outubro 23, 2004

Sabem do Sabino?

Claro que sabem. Eu é que soube em Salvador, por telefone, graças ao meu irmão, que também adora seus escritos. E só agora escrevo, quase duas semanas de atraso.

Li isso na Revista Bala (www.revistabala.com.br) e achei perfeito, lindo lindo...

Em uma entrevista, falando sobre a verdade, disse que ela "fica além dos limites da realidade, lá onde só a imaginação alcança. Como o tabuleiro de damas, que não é preto com quadrados brancos, nem branco com quadrados pretos, mas de outra cor com quadrados pretos e brancos: sob a aparência que se oferece aos nossos olhos, oculta-se outra cor: a da ambivalência, da dubiedade, no comportamento da contraditória natureza humana. Principalmente nas relações conjugais".

Aconselho a leitura de toda a matéria sobre aquele que "nasceu homem e morreu menino"!!

Esboços de uma crônica sobre Salvador

"Eu queria
Que essa fantasia fosse eterna
Quem sabe um dia a paz vence a guerra
E viver será só festejar"



Digam o que quiserem, sabemos que festejamos bastante ao longo dessa semana de congresso. Festejamos por estarmos numa bela cidade, longe do dia-a-dia. Quase como se tívessemos sido convidados a uma semana na Ilha da Fantasia, aquela para a qual levavam grandes sonhos e saiam ?apenas? com a doce realidade (que quando doce, parece sonho), creio que pudemos todos viver pequenos sonhos e fantasias reais nesses dias. Vivemos pequenas aventuras em grupo, pois nos tornamos um grande grupo, acima de todas as afinidades eletivas, pois só quando saímos da rotina somos capazes de perceber características que vão além das afinidades. E ainda participamos, alguns pela primeira vez, do evento científico-mercadológico que deveria, a cada ano, nos apresentar o que de novo e relevante tem sido feito ou pensado pelos psiquiatras brasileiros. Apesar de muitas repetições, alguns temas eram relevantes, algumas discussões parecem se perpetuar pelo simples fato de que visões conflitantes continuam, felizmente, existindo e, para além das novidades das "balas mágicas", outras foram apresentadas, como uma clínica conveniada em SP que foi capaz de se desfazer de parte de seus leitos hospitalares para crias um Hospital Dia e se adequar à Reforma Psiquiátrica. Belo exemplo!

Ainda escrevo mais sobre esses dias....