Desejo
Que um dia a paixão chegue ao mesmo tempo
(Não precisa ser cronometrado)
A mim e ao sujeito, feito objeto, amado
Esse dia pode durar dias, meses, anos
Ou pode durar horas
Que serão infinitas, como cantou o Poetinha
O infinito comporta em si todas as possibilidades
A paixão é a centelha da possibilidade do amor
Que por sua vez nos capacita a entender estrelas
(Como disse outro poeta)
E talvez o (in)finito
Tal qual banda de Moebius
(Na capa do Seminário)
Paixão, amor e infinito
São contínuos
E nós as formigas
Caminhando pela banda
E nos esbarrabando vez por outra
Em encontros estrelados
segunda-feira, maio 07, 2018
domingo, maio 06, 2018
Das elaborações (frutos de um trabalho de análise) que surpreendem, tal qual aquilo que chamam insight, mas talvez indo além. No meio de um domingo de plantão - isto é, enquanto estou na função de cuidar de sujeitos internados por suas loucuras - estudando sobre Balint para um curso, ao ler que a esposa do psicanalista mudou seu sobrenome penso eu "inveja dela que conquistou ele", para no segundo depois perceber que se trata de estar, pela primeira vez, disposta a abrir mão do meu sobrenome. Algo que sempre me definiu e do qual tenho orgulho. Mas que já não me é mais necessário, o sobrenome de família, como um significante fixado. Talvez, quem sabe, sinal de que a cadeia significante pode deslizar, mais um pouquinho de narcisismo elaborado.
(Claro que não se trata de querer me chamar Sra. Balint! rs)
Sobre insight:
"Para Lacan, o insight é a experiência psicológica de uma operação intelectual que define bastante corretamente o "instante de ver", seguido, na sua concepção, pelo tempo de compreender e pelo momento de concluir, os três tempos que constituem o tempo lógico (Lacan, 1973 [1964])11. O instante de ver ocorre quando há uma sutura, uma junção do imaginário e do simbólico (p. 107)."
ABEL, Marcos Chedid. O insight na psicanálise. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 23, n. 4, p. 22-31, dez. 2003 . Disponível em . acessos em 06 maio 2018.
Sobre a cadeia significante deslizar:
Assinar:
Postagens (Atom)