segunda-feira, agosto 05, 2013

Ainda sobre Divórcio.

Trata-se de um livro atual em sua defesa da ética nas relações humanas e na crítica ao jornalismo da "grande mídia" que se faz no Brasil e no mundo. Ricardo Lisias responde à reportagem do Globo de ontem (04/07/2013) sobre a Mídia Ninja. A matéria sugere, de forma nada sutil, que a Mídia Ninja coloca a democracia em risco. Lisias, em seu livro, nos faz questionar de qual jornalismo democrático estamos falando. De um jornalismo promíscuo, que resguarda o pseudo-anonimato de "fontes", sem questionar ou investigar as informações?
Os Ninjas mostram sua cara em reuniões abertas, divulgadas e transmitidas ao vivo pela internet.
Divórcio é um livro político.

domingo, agosto 04, 2013

Termino de ler Divórcio, de Ricardo Lisias, e em algum lugar da rua um vizinho está a ouvir Cartola, na voz de Beth Carvalho. E de repente, no Rio de Janeiro, a trilha sonora não poderia ser mais apropriada, ainda mais com a música específica, O mundo é um moinho, e seu verso: "De cada amor tu herdarás só cinismo".

Lisias transforma o cinismo e o abismo do fim do amor em literatura. Sua narrativa (re?)constrói a dor, a raiva e o caminho de aceitação.

E ainda foi minha primeira experiência de leitura de livro de ficção em formato digital (fanfics e livros acadêmicos não contam). Foi legal mas senti falta da materialidade do papel. Sou uma pessoa do século XX.



Divórcio