domingo, março 09, 2003

A tensão entre o produtor e o diretor resultou num parto doloroso e num filme mais curto que o previsto. Não importa: encontra-se nas telas de cinema uma obra essencial. "Gangues de Nova York" é muito complexo e é preciso tempo para que ele se decante. Só depois as análises poderão alcançar sua verdadeira medida.
O filme faz História, História das multidões e dos esquecidos, História da violência e da corrupção, História dos antros mais escuros e imundos, dos ódios de raça e de clãs. História que expõe a democracia como simulacro. O filme pega pelo avesso os velhos mitos enérgicos americanos. Opões-se à saga do western e das planícies desejadas (a América, diz o cartaz, nasceu nas ruas), criando uma épica semelhante à dos grandes romances históricos que puseram em cena forças coletivas. Por destacados que sejam os protagonintas, eles terminam incorporando-se nas tramas dos movimentos gerais.
A História dos homens, no entanto, mostra-se, no universo de Scorsese, como o fluxo móvel diante de um fundamento sagrado e eterno. Como Robert Bresson, Scorsese é obcecado pela presença do mal no mundo, pela dificuldade de alcançar o divino, mesmo quando se age em nome dele. Num gesto simbólico, a Bíblia é atirada às águas. Os personagens mostram no corpo as marcas do martírio. Simpáticos ou não, eles se irmanam na mesma dificuldade em chegar à salvação.
Jorge Coli, no caderno Ilustrada da Folha, em 9 de março de 2003.


Assisti "Gangues de Nova York" há duas semanas e desde então penso no filme, em algo para falar e escrever, mas não consigo, exatamente por sentir que qualquer consideração que faça estará muiro abaixo de tudo que o filme representa. Jorge Coli traduziu um pouco dessa sensação. É um grande fime, um épico e ao mesmo tempo um filme atual, como muito poucos conseguem ser. Imperdível...
Touro 09/03/2003 Reinvente sua vida, crie, o que haveria de mais importante para fazer? Preocupar-se? Buscar prazeres impossíveis? Imaginar mundos inatingíveis? Aqui e agora você poderia reinventar sua vida, se assim o desejar. Quiroga.