sábado, fevereiro 01, 2003

O todo poderoso George W. Bush é um estadista belicista, e ruim, na minha opinião sem imortância. Mas é tambem meio sem sorte. Podia ter passado sem esse triste desastre da Columbia no seu mandato.

Essas pessoas foram ao espaço, tiveram uma visão do nosso planeta e de uma pequena parte do universo que a maioria de nós apenas tem em sonhos ou filmes. Infelizmente não voltaram para contar. Mas eu acredito que deveriam estar bem de alguma forma, não se vai aonde poucos podem ir sem ganhar de alguma forma, seja conhecimento, paz ou algo mais.



Detalhes da tragédia aqui, na CNN Brasil.

sexta-feira, janeiro 31, 2003

Tristezas românticas...

Gostaria de me libertar de você. Nem sei se você sabe, mas você me tem. Ainda. O tempo , mesmo que nem tanto assim, passou. Aquilo que nem chegou realmente a existir terminou, mesmo assim você ainda me tem. Sem saber, sem querer. Eu até sei, mas também não quero. Só não sei como pedir minha carta de alforria. Até porque, longe, nem aprece que sou sua, ninguém nota, às vezes nem eu. Mas, nos poucos momentos em que estamos próximos, mesmo que no meio de muitos outros, não há dúvidas. Eu até tento disfaçar, mentir para mim mesma (aquela que segundo Renato Russo, é a pior mentira), mas a corrente invisível que me une a você é mais forte. E sempre, de alguma forma, acabamos próximos. Mais do eu racionalmente gostaria, menos do que eu realmente desejaria, ainda assim próximos. E tudo que eu realmente quero é me libertar, deixar de me importar. Com você. E com o que eu sinto por você. Poder ouvir as músicas, os cds que ficaram marcados pela aura que criei pensando em você.

Spider

Você vê o nome de David Cronenberg como diretor de um filme e pensa: mais um filme estranho e meio nojento. Lembra logo de "A mosca" ou "Gêmeos mórbida semelhança", ótimos filmes, mas sem dúvida muitos "estranhos" e com cenas que podem ser consideradas nojentas, por isso estão na seção terror de qualquer locadora.

Este "Spider" é ao mesmo tempo igual e diferente. Ele é estranho, a maior parte do filme nos perguntamos o que está acontecendo, não entendemos nada muito bem. Mas não tem cenas nojentas e isso ajuda a criar no espectador a devida noção de que o que estamos vendo é na verdade um drama, não um filme de suspense ou terror. Os outros filmes de Cronenberg eram também, na verdade, dramas sobre pessoas estranhas mas acabavam sendo entendidos por muitos como terror, pelas cenas quase escatológicas. "Spider" pode até ser considerado um suspense, pela trama que vai se desnrolando aos poucos e que só entedemos devidamente no final (mas sem momentos surpreendentes, sem clímax friamente calculado), mas no fundo, é um drama sobre um esquizofrênico que tenta entender sua vida.

Falar em personagem esquizofrênico faz lembrar "Uma Mente Brilhante", este sim drama com D maiúsculo. E se a comparação se torna inevitável, para mim, "Spider" ganha em todos os aspectos. Ganha por ser um filme mais sincero, mais real, sem glamourizar uma doença que no dia-a-dia nada tem de glamouroza, por ter um roteiro muito mais interessante e inteligente, por ser, no final das contas, um filme muito melhor. Só acho que não se pode comparar as atuações de Ralph Fienes e Russel Crowe, porque os dois estão perfeitos e muito dieferentes, não porque tenham estilos diferentes de representar, mas porque seus personagens têm doenças diferentes: o de Russel era um ezquizofrênico paranóide, o de Ralph é um ezquizofrênico hebefrênico, caso em que a doença compromete muito mais a vida da pessoa.

Mas se falamos da atuação perfeita de Ralph Fiennes, não há como esquecer a presença marcante de Miranda Richardson no filme. Revezando-se em 3 papéis, e sendo ao mesmo tempo uma só, ela é a chave para o entendimento do filme. Mas se o filme gira em torno principalmente de Ralph e Miranda, fazendo lembrar antigas teorias que culpavam a mãe pela esquizofrênia dos filhos (teorias que hoje não são aceitas e que no final o prório filme mostra não aceitar), o resto do elenco, com Gabriel Byrne, Lynn Redgrave e John Neville não passa desapercebido, sendo todos importantes ao longo do filme.

No fim, após duas horas tentando entender, junto com Mr.Cleg, o que acontece no filme, saímos do cinema não apenas com sensção de alívio de termos desvendado o mistério do filme, mas sabendo que a rel compreensão do filme é que ele é menos um ótimo suspense e sim um grande drama sobre um ser humano atormentado. E também um grande filme de Cronenberg, cheio de clima, com estranhesas, um roteiro impecável, mas também, e acima de tudo, cheio de sinceridade e humanidade.

Notinha: Hoje, na Maratona do Odeon, que rola das 23h de hoje até a amnhã de amanhã, vai ter "Scanners: sua mente pode destruir", do David Cronengerg na última sessão.

terça-feira, janeiro 28, 2003

Touro 28/01/2003
Por quais circunstâncias sua alma espera? Todas as cartas já estão na mesa do jogo, e o destino de felicidade que você deseja conquistar pode ser amassado com os recursos que estão disponíveis. Por que esperar então?
do Quiroga no Estadão.

Serei feliz, bem feliz?

segunda-feira, janeiro 27, 2003

Cheguei a esse teste (faz tempo que não coloco isso por aqui) a partir do wowblog, ao qual cheguei a partir do feira moderna. Agora há uma gravura de Van Gogh no pseudobloguinho...



the Which van gogh painting are you? quiz by bethany