sexta-feira, agosto 09, 2002

O empréstimo

Considerando o Brasil como sendo formado por 170 milhões de brasileiros e considerando o dólar a 3 Reais, cada brasileiro deve, ao FMI, aproximadamente 353 Reais, por esse empréstimo generoso e camarada de 20 bilhões de dólares.

Pensando assim nem parece muito dinheiro, pouco menos de dois salários mínimos. Se todo mundo passar fome por dois meses a gente paga essa dívida (não as outras acumuladas).

Se bem que tem milhares de pessoas que nem 1 salário mínimo ganham. É aí que a coisa começa a ficar complicada...
Cresça e apareça

Um comentário no Cinderela me fez pensar sobre esse tal "crescer"...

Não é um tema novo para mim, sempre pensei sobre isso. Como já escrevi aqui tenho dificuldades com mudanças, e já que crescer é viver uma mudança constante, crescer nunca foi algo simples (cheguei a achar que tinha "Síndrome de Peter Pan", entidade nosológica que nem deve existir). Na verdade, talvez viver nunca tenha sido simples. O que não significa que tenha sido ruim, longe disso. Acho que o problema é que, nas palavras de meus amigos, eu sempre "filosofei demais". Eu vivo a pensar na vida, sem deixar de vivê-la, mas tentando entendê-la para assim (tentar) aprender alguma coisa.

Mas eu estou me perdendo do tema inicial...

Voltando a questão do crescimento, é engraçado como tudo muda dependendo do referencial. Quando você tem 5 anos, pessoas de 13 anos são "adultas". Quando você chega aos 13 descobre que essa idade é muito menos mágica do que você imaginava e que ninguém acha que você é "adulta", a exceção dos seus priminhos de 5 anos. Por essa época você passa a acreditar que a faculdade é a chave de tudo! A partir do momento que você se tornar "universitária", aí sim você será "adulta". De preferência você estará estudando longe de casa, morando numa república, vivendo a vida sem seus pais, curtindo tudo com seus amigos, exatamente como nos filmes americanos (você até leva em conta a possibilidade de trabalhar para não depender do dinheiro dos seus pais). Aí você faz vestibular (sua mãe nem deixa você tentar para fora da sua cidade porque tem "certeza de que você vai passar") e só passa para aquela universidade próxima à sua casa, de preferência no caminho que seu pai faz para ir trabalhar, de forma que ele te dá carona todo dia...

Você então continua achando que ninguém te vê como "adulta" até que um belo dia nota que seus pais estão cobrando quando você vai começar a trabalhar. Você se assusta com isso: trabalhar é para adultos!!! Num outro lindo dia, um de seus priminhos de 5 anos (seus tios são muito férteis e vivem tendo filhos) te chama de "tia": você se apavora!!! Mas o pior de tudo ainda está por vir. Num dia não tão belo você entra numa loja qualquer e o atendente pergunta: O que a senhora deseja??? "É o fim" você pensa. "Estou velha, já me acham uma senhora". Você começa a repensar toda a sua vida, tentando entender em que ponto dos seus 20 e poucos anos você se tornou uma velha. E de repente, se você não estiver assutada demais a ponto de não conseguir raciocinar, você descobre que você não está velha, você apenas se tornou uma "adulta". Se tudo deu certo, em algum lugar dentro de você a meninha de 5, a pré-adolescente de 13 e a jovem de 18 vão estar se orgulhando da adulta que você se tornou, que elas se tornaram.

De repente você descobre que ser "adulto" não é tão glamuroso quanto parecia. Você descobre que tem "n" responsabilidades, que tem de pagar impostos, mas também tem uns direitos interessantes como decidir sobre sua vida, ir aos lugares que você bem entender, ter cheques e cartões de crédito (que podem se tornar fontes de dor de cabeça, uma doença que você considerava "de adulto"). Você descobre ainda como o mundo se tornou amplo, de repente as suas amizades não se limitam a pessoas de idade próxima: você descobre que há vida inteligente, divertida, bonita e interessante depois dos 20 e poucos. (Os caras de 30 e tantos, 40 e poucos não são mais "velhos", "tios Sukita", são potencialmente interessantes...)

Enfim, você descobre que cresceu e nem notou (talvez, se você for como eu, você até notou mas fez questão de fingir que não). Você descobre que ainda é a mesma pessoa que sonhava em ser adulta, que as coisas mudaram, mas não tanto. E o mais importante é que você está aqui, vivendo, crescendo, aprendendo, sofrendo um pouco mas também se divertindo, aproveitando o tempo que lhe foi dado, de preferência, da melhor forma possível...

quinta-feira, agosto 08, 2002

Os sonhos vêm
E os sonhos vão


Sonhos são coisas interessantes. Quando resolvi tentar vestibular para medicina meu sonho era tornar-me uma cientista, na área de neurologia, e estudar os sonhos. A faculdade me levou por caminhos diferentes, mas no final, de certa forma, ainda posso vir a estudar os sonhos, pelo prisma da psicanálise. Mas atualmente esse não é o meu sonho.

Hoje meu interesse pelos sonhos é menos acadêmico e científico.Acho interessante, por exemplo, como de vez em quando sonhamos exatamente aquilo que desejamos conscientemente. A psicanálise deve dizer que no fundo todos os nossos sonhos (falando dos sonhos de quando dormimos, não dos sonhos de quando estamos despertos) representam desejos profundos. Mas esses são profundos e nós muitas vezes não os entendemos. Mas aqueles sonhos que entendemos, aqueles em que desejamos durante o próprio sonho não acordar, estes são ótimos!!!!

É fútil, mas que garota não ficou chateada ao acordar no meio daquele sonho em que tem o armário perfeito, cheio de roupas e sapatos??? E, de preferência, você acorda exatamente no momento em que vai vestir aquela roupa incrível, aquele vestido perfeito, que nem deve existir no "mundo real". Mas os momentos em que você sentiu o que era ter aquele vestido já valeram o sonho. Ótimos também são os sonhos em que viajamos para aqueles lugares que estão "fora de possibilidade financeira", encontramos com aqueles amigos que estão distante, entre outros, já que cada um tem seus desejos mais caros.

Mas talvez o melhor de todos é aquele em que temos o prazer de sonhar com aquele pessoa interessante, paquera, paixão ou amor. Ainda mais se não há nada acontecendo de verdade. Vivemos o dia a fantasiar sobre a pessoa e de repente, á noite, ela também aparece em nossos sonhos. Com o mínimo de sorte, você não acorda antes do beijo, e mesmo se acordar a simples "visita" da pessoa no seu imaginário incosciente já valeu toda a noite e o sorriso no seu rosto ao despertar. ;)

Dream a little dream

terça-feira, agosto 06, 2002

18.75 %

My weblog owns 18.75 % of me.
Does your weblog own you?


Acho que é muito para alguém que anda escrevendo tão pouco...
Touro 06/08/2002
Seja fiel a seus princípios e mantenha a integridade. Usar os mesmos instrumentos que fortalecem seus adversários seria o mesmo que suicidar-se. A integridade e a fidelidade são suas verdadeiras armas. Não se confunda.
Quiroga

Sei que tenho de parar de usar essas previsões, mas essa está ótima.

"Ser fiel a seus valores mais caros" é uma daquelas frases que me acompanham. Ferir seus próprios princípios, deixar-se corromper, é algo que dói muito. Mas ao mesmo tempo é importatnte saber reavaliar estes princípios de quando em quando, é preciso saber criticar a si mesmo, para não parar no tempo, para não virar um "cabeça dura". É um equilíbrio nem sempre fácil...