quinta-feira, junho 24, 2004

Temível Ataque dos Incas Venusianos

Domingo, 20 de junho, no sempre profundo Jornal da Família do Globo a matéria de capa foi sobre Neurociência e Psicanálise. O tema está na moda, pois também no caderno Mais da Folha (já disse aqui uma vez e repito, uma das melhores publicações do país) havia uma entrevista sobre isso. O entrevistado do Mais, o neurocientista Mark Solms, era também citado no Jornal da Família.

Difícil decidir qual das matérias foi pior...

Se a do Jornal da Família populariza demais o tema, chagando a cometer erros ao tentar fazer determinações com achados ainda pouco conclusivos de pesquisas básicas (Neurociência ainda é pesquisa básica! Quer dizer, ainda não tem como dar explicações, ela busca apenas comprovar fenômenos!). O maior dos erros sendo aquela "localização" neuroanatômica da aparelhagem psíquica de Freud. Difícil aceitar que o Incosciente "esteja" em bulbo, ponte e mesencéfalo, já que o Inconsciente é próprio do humano e tais estruturas são filogenéticamente mais antigas, estando presentes em outros animais (como explicar que eles não tenham Inconsciente?). Talvez assumam que assim seja porque entendem Inconsciente como fonte de "impulsos" que para eles devem ser o mesmo ou quase o mesmo que "instintos". Não devem saber a diferença de "instinto" e "pulsão". De qualquer forma, não dá para aceitar Inconsciente pré cortical, não faz sentido! Mas, pelo menos a reportagem é toda capenga, pobre em informações e não se assume como sendo científica. Como toda reportagem desse suplemento, quer-se apenas como mera informação para que a "família" tenha matéria para conversas. Papai e mamãe devem ter se achado mais inteligentes depois de lerem aquilo, mas isso servirá apenas de bate papo na roda de amigos.

O caderno Mais, por outro lado, quer-se um suplemento um pouco mais sério. Ainda que não seja um caderno de ciências, no mínimo tenta ser um mero informativo um pouco mais detalhado e crítico que o Jornal da Família. E na verdade nem é para o Mais e sim para o próprio entrevistado. Mark Solms defende a busca de correlatos da Psicanálise pela Neurociência. Pesquisa sempre é válida e o próprio Freud tentava, no início da sua carreira, buscar os correlatos neurológicos e físicos para alguns de seus achados clínicos, de acordo, claro, com as possibilidades de entendimento da época (fim do séculoXIX, início do XX). Portanto, a pesquisa em Neurociência tem validade, pode ser útil, ainda que, por enquanto essa utilidade não seja para clínica, pois, volto a repetir, ainda é pesquisa básica, é procura de fenômenos, criação de hipóteses que expliquem tais fenômenos e tentativa de validação de tais hipóteses. Ainda não podemos saber se as hipóteses vão se confirmar! E por isso é complicado entender como alguém que trabalha nessa área pode falar ao público como se falasse de certezas. E ainda como que alguém que se propõem a estudar correlatos da Psicanálise pode dizer que faz seus experimentos com primatas. Nào existe análise de animais! Não se pode estudar Psicanálise com animais! Eles estão estudando qualquer outra coisa, como Neurofisiologia do Comportamento (a área pela qual Erik Kandel ganhou o prêmio Nobel), mas não Psicanálise. Já é difícil os psicanalistas aceitarem essas pesquisas (e isso eu não entendo direito porque), mas, falando de pesquisa com primatas fica impossível não só para eles como para qualquer um que tenha um mínimo de conhecimento da área.

No final, fica difícil saber qual das duas matérias foi pior para a divulgação tanto da Neurociência quanto da Psicanálise. Ao tentarem falar de uma interface que é por demais interessante e polêmica fizeram apenas criar uma idéia errada para os leigos e não acrescentar em nada para quem acompanha e se interessa pelo tema. Criaram um Inca Venusiano, uma figura saída das profundezas abissais, que deforma o conhecimento ao invés de informar.

Lembrando apenas que o erro é menos dos jornalistas que escreveram e mais dos "divulgadores" das duas áreas!
Minha amiga de Quito tem um blog. Se você vem aqui (depois de tanto às traças talvez ainda tenha sobrado algum você), vá !