domingo, novembro 13, 2005

"Coisa mais bonita é você
Assim, justinho você"
(Coisa mais linda, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes)
Que filme bonito é "Vinícius", o documentário sobre Vinícius de Moraes.
Também, pudera, teria de ser muito ruim para conseguir não ser bom com material tão rico em poemas, músicas e vida. É um filme sobre um homem que viveu intensamente. Contraditório, como todos, e essa contradição aparece nos depoimentos que se contradizem. Hora os amigos falam da alegria, mas vez por outra falam de um certa tristeza do poeta. Dos vários amores, mas que, frisa Tonia Carreiro, eram sempre grandes paixões. Ela fala de um homem que trocava de mulheres por não surportar viver sem paixão. Vivia a imortalidade dos amores enquanto estes duravam e não conseguia se manter nas relações após o fim da chama. Nisto parecia de uma sinceridade ímpar e por isso sofria.
Os amigos lembram da genialidade, tanto nas letras quanto nas sonoridades. E da sua necessidade de amigos e sua amizade sincera. Acho que talvez sincero seja uma palavra a definir Vinícius. Pelo menos a partir das memórias parece ser essa a idéia que passa.
O poeta Ferreira Gullar tem duas belas definições sobre nossa condição de humanos, relacionadas a vida do "poetinha". Fala da impossibilidade da Verdade e que, se não podemos saber A Verdade, então talvez seja melhor acreditar do que ser cético. E ainda que, se não é possível saber realmente o que é a vida, a nossa vida só pode ser inventada, então lhe parece melhor inventar a alegria do que a tristeza.
Assim já dizia Vinícius (com contradição, também humana)
Samba da benção
(Baden Powell e Vinicius de Moraes)
É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas, pra fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
É preciso um bocado de tristeza
Senão, não se faz um samba não.
Fazer samba, não é contar piada
Quem faz samba assim, não é de nada
O bom samba é uma forma de oração
Porque o samba é a tristeza que balança
E a tristeza, tem sempre uma esperança
A tristeza tem sempre uma esperança:
A de um dia não ser mais triste não.

Nenhum comentário: