sexta-feira, janeiro 25, 2002

Eu assiti Vanilla Sky. Aí vai meu comentário...

Não é um filme do Cameron Crowe, só é dirigido por ele. E essa é uma informação importante, caso você, como eu, adore o cara.
E é uma ficção cinetífica, sim!!
Então, não vá ao cinema esperando um pequeno, porém comovente e sincero, drama sobre descobrir quem você realmente é, quais são suas paixões e qual é o verdadeiro sentido da sua vida.
Essas questões até aparecem em "Vanilla Sky". Como bem disse o Jaime Biaggio, o Cameron Crowe transforma um filme de encomeda, em um filme dele. Mas não são o tema principal do filme.

Com isso em mente, as chances de se gostar mais do filme são maiores. Porque realmente acho que o problema com as críticas não muito animadas é que a propaganda do filme cria falsas expectativas.

Falsas expectativas de lado, "Vanilla Sky" é um bom filme. Tem um roteiro bom, que só se explica no final (tá, essa história de surpresa já está ficando um pouco comum demais, mas ainda assim, é melhor do que muita coisa que tem aparecido). E não é só surpreendente, tudo que parecia não fazer muito sentido passa a ser entendido no final. Não vou falar mais sobre o roteiro, para não estragar o filme de ninguém.

A direção, bem, já ficou claro que eu adoro o Cameron Crowe, não?? Dito isto, a direção é ótima! Mesmo não estando no seu habitat natural, Crowe faz um bom trabalho, sem deixar de lado suas caracteríticas. A trilha sonora é, como sempre, deliciosa. E surpreende ouvir "novidades"como Björk e Chemical Brothers, no meio dos rocks, que já são marca registrada do diretor. Em algumas seqüencias a música é mais do que simples pano de fundo, ela é um elemento ativo, sem a qual a cena não seria igual. Quem ouve música fazendo a trilha sonora mental da prórpia vida entende como ninguém essas seqüencias do Crowe...

Os atores estão bem. Destaque para Cameron Diaz, não dá nem pra acreditar que um dia achou-se que ela fosse só mais uma modelo fazendo carreira no cinema. A mulher sabe atuar! Penélope Cruz está simpática, mesmo que parecendo ainda um pouco estranha falando inglês. Mas eu particularmente adorei a sua personagem. Tom Cruise é Tom Cruise, trabalha bem mas também não traz nada de novo. O Jason Lee é que rouba cenas quando aparece, só falta ele aparecer mais além dos filmes do Kevin Smith e do Crowe!! Ah! E não devo esquecer do Kurt Russell e do Noah Taylor que também marcam bem suas presenças!

Em fim, "Vanilla Sky" é um bom filme, que vale á pena. Referências ao mundo pop, um roteiro bem bolado, um ótimo diretor que sabe deixar sua marca.

Na verdade o maior problema de "Vanilla Sky" é que ele não é "Quase Famosos"...

Um comentário:

Anônimo disse...

sabe Clarisse, gosto de ler criticas de filmes tipo revista set... tá certo a maioria das vezes descordo, seja completamente ou parcialmente... acontece que críticos mesmo falando mal dos filmes, conseguem de alguma forma (que eu identifico sei lá como) dizer: eu não gosto desse filme, mas ele é bom!(qndo o filme é bom) dai me referencio... adorei tua critica c/ vanilla sky pq senti a mesma coisa (não que vc tenha falado mal dele... mas c/ certeza disse ser bom apesar de)... tenho inveja, gostaria de destrinchar um filme assim! não consigo, sei lá quem me diz se gosto ou não é meu coração e talvez o subconsciente (penso: eu teria orgulho de ter produzido esse filme! Rs só eu mesmo)... (já reparaste que tenho dificuldade em me expressar não é mesmo?)... concordo, concordo, concordo... se me explanassem a estória do filme não simpatizaria de cara, a linha filmagem/ direção fez toda diferença... p/ vc ter uma idéia comprei esse DVD