sexta-feira, fevereiro 01, 2002

Do Inferno/ From Hell

Eu, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler a graphic novel de Alan Moore. Provavelmente, devido ao lançamento do filme, isso irá acontecer.
De qualquer forma, conhecendo um pouquinho do universo de "revistinhas de quadrinhos" em geral, foi possível reconhecer o quanto o filme tenta ser fiel à obra original. Pelo menos na fotografia, nos ângulos de camera, cenários, reconstituição de época, enfim, no "clima"criado por ruas londirnas (na verdade Tchecas) esfumaçadas, escuras e frias. E talvez essa seja a maior qualidade de "Do Inferno", aliada às atuações, claro! E à história, ficctícia, sobre quem foi e como teriam sido as investigações da polícia londrina para descobrir quem era o homem que matava prostitutas no fim do século XIX, e ficaria conhecido para sempre como "Jack, o estripador". É uma história que intriga o mundo há mais de um século, revisitada várias vezes, mas ainda um ótimo argumento inicial para um bom suspense.

Os irmãos Hughes fazem um filme no mínimo interessante, e até certo ponto instigante. Começa muito bem, mostrando como a polícia londrina ficou perplexa diante dos assassinatos cometidos por Jack. Pena que perca um pouco da força a partir da metade final, quando o mistério é solucionado. Entretanto, até chegar nesse ponto o filme já se fez valer!

Não só por todo o trabalho de reconstrução que os diretores fizeram, mas também pelas atuações. São ótimos atores em cena, incluindo um Johnny Depp mais que inspirado! Ele está a perfeita encarnação de um anti-herói romântico, um investigador da polícia inglesa, viciado em laúdano e absinto, que tem um poder paranormal que o ajuda a solucionar crimes, mas ainda assim um cavalheiro!
Mas outros atores também têm sua chance de aparecer. Robbie Coltrane mostra que é capaz de ser alguém além do bondoso Hagrid de "Harry Potter". Ian Holm nada tem de Bilbo Bolseiro aqui, e está muito bem. E também a Heather Graham marca sua presença.

Ao fim do filme, ficou uma sensação de que poderia ter sido melhor. Mas sendo o que é, "Do Inferno" já um bom filme!

Nenhum comentário: