terça-feira, abril 22, 2008

My Blueberry Nights (Um Beijo Roubado)
Wong Kar Wai, 2007

Às vezes é necessário que nos afastemos de nosso lugar de origem para que possamos ter uma outra percepção do que nos rodeia. Às vezes estar num outro lugar que nos é estranho, que não causa a familiaridade da origem permite a emergência de algo novo em nós mesmos. Talvez o já conhecido evoque mais racionalização e crítica (mas não sem sentimento), e quando estamos diante de algo novo apareça mais o afeto puro, ainda sem muita possibilidade de crítica, pois ainda não conhecemos aquilo que nos aparece.
O (primeiro) filme americano de Wong Kar Wai me fez pensar nisso. Talvez por ter me parecido seu filme mais sentimental, de um diretor cujos filmes sempre me pareceram marcados por sentimentos enormes, mas reprimidos, impossíveis. 2046, seu filme anterior, me fez pensar exatamente na (im)possibilidade do amor. Mas este My Blueberry Nights (cujo título brasileiro é simpático á doçura do filme, na verdade os títulos brasileiros dos filmes de Wong Kar Way são sempre bons) fala exatamente da busca de possibilidades. Começa com um fim de relacionamento, que leva ao um encontro. Norah Jones (que funciona como atriz, sua inexperiência parece ser utilizada pelo diretor exatamente para marcar a experiência de uma jovem inocente, no sentido de não prejulgar, criticar, de tomar as experiências como algo novo, como uma primeira vez, inexperiência cinematográfica vira inocência de olhar sobre o mundo) e Jude Law (maravilhoso, sempre, charmoso, sempre) se conhecem em meio a outras histórias de cada um, principalmente a dela. Mas Norah/Elizabeth vai embora, fazendo talvez a escolha menos usual, tal qual escolher a blueberry pie do título. Se aventura sozinha na América, não fugindo de uma nova história de amor (mantém cartões postais que contam sua vida para Jude/Jeremy), mas como se fosse necessário procurar algo de si mesma ao se aventurar, para poder retornar e começar um novo amor. Para que este seja realmente novo. A aventura, o risco, está na viagem, na solidão, na falta de certezas marcadas. Mas o que aparece nessa viagem são os encontros de outras pessoas, de outras possibilidades, espelhos que permitem a Elizabeth se reconhecer e descobrir nas diferenças de reflexo. E ao final, bem, ao final descobrimos nós que Wong Kar Wai também se permitiu uma nova escolha, talvez um momento de se reconhecer no reflexo do espelho americano e fazer um conto mais doce que os seus anteriores. Talvez um olhar inocente sobre uma outra cultura tenha permitido uma expressão mais sentimental que reprimida (ainda que essa repressão fizesse transbordar o sentimento, espelhando, permitindo identificação e encantamento...). Diferente, ainda que sendo a mesma base. Agridoces noites, mais doces... :-)

6 comentários:

Juliewq disse...

Não sei porque eu estou louca para ver este filme... acho que eu me identifiquei no trailer e agora ao ler suas palavras me identifico tamb´´em com a historia... me sinto totalmente Elizabeth... e desde a minha separação daquele que eu achava ser o grande amor da minha vida eu estou assim... mudei bastante...amadureci bastante... ja me vi refletida em outros espelhos... já desci lá embaixo e agora eu estou lá em cima... agora eu estou bem... o bom é que apesar de querer ir para America fazer tudo isso eu tive que fazê-lo na minha casa mesmo, na minhas paredes mesmo e nos meus espelhos mesmo em meio a um turbilhão de emoçoes, de problemas, de coisas e situações para resolver... mas hoje eu me sinto pronta... me sinto mais preparada...seja lá o
que vier pela frente.... seja lá o que a vida esta me preparando eu to pronta... Beijos e uma otima semana para vocÊ... assim que der eu vou assistir esse filme que eu quero tanto...Não vi nenhum outro do diretor...

Juliewq disse...

Ola Tudo bem??????? Como estão as coisas??? Voltei..Passei aqui, mas você sumiu rsrsr Tenhaum bom final de semana... e au ainda nao vi o filme... mas eu chego lá... Fica com Deus... Nesse caminho tão dificil que você médicos escolheram trilhar só posso pedir a Deus que vocês sejam abençoados...

Juliewq disse...

Adorei a sua visitinha... adoro canja de galinha...to morrendo de vontade tomar uma hoje com esse friozinho que esta na cidade sabia...Minha bisavó também é Italiana sabia...adorava as comidads dela...ela cozinhava muito bem... Amo bolinhos de chuva...já até coloquei uma receita de bolinhos ótimos lá no blog... Falando nele eu também não tenho muito tempo, não como você que deve ter seus pacientes e coisa e tal, mas é uma coisa que eu faço com tanto prazer que eu quero fazer diariamente. Se pudesse fazia mais vezes conforme vão surgindo as idéias na minha cabeça por exemplo. Eu amo esse blog. De todos os que eu tive é o que eu mais gosto de fazer sabe, então faço com amor mesmo.E Acho que ele fica cada dia que passa com a minha cara. Com meu jeito. Minha personalidade estampada. Fico feliz se você continuar acompanhando. Mil beijinhos e um ótimo final de semana. Bom descanso.

Anônimo disse...

entao.. obrigada... e o nome e Edmundo Granda!. vou terminar sim, e dai vou assitir esse filme! alias, baixar pq agora sou pirate! nao vou mais no cinema... (q aqui nao tem..) :)

Roberta Estevam disse...

Caçando um poema lido num caderno de questões discursivas de vestibular, achei-o aqui publicado. Há tempos aqui escrito, mas que hj me fez uma diferença enorme. do Paulo Henriques Britto, De manhã.

E perdi-me lendo palavras bem escritas.

É sempre possível encontrar bons recantos neste vasto mundo virtual.

Abraço

Juliewq disse...

"Nunca troque o que você mais quer na vida
pelo o que você mais quer no momento,
pois os momentos passam e a vida continua!"

Havia um garoto cego que se odiava pelo fato de ser cego!!!Ele também odiava a todos exceto sua namorada!!!
Um dia ele disse a sua namorada que gostava muito dela, e que se pudesse ver o mundo, ele se casaria com ela.
Em um dia de sorte, alguém doou um par de olhos a ele!!! Então a sua namorada perguntou a ele: Agora que você pode ver, você se casa comigo???O garoto estava chocado quando ele viu que sua namorada era cega!!! Eledisse: Eu sinto muito, mas não posso me casar com você porque você é cega!!! A namorada afastando-se dele disse: Então, ao menos ,Por favor, cuide bem dos meus olhos, eles eram muito importantes pra mim...NUNCA DESPREZE QUEM AMA VOCÊ...As vezes as pessoas fazem certos sacrifícios e nós nem ligamos...O MUNDO seria melhor se todos acreditassem e se doassem ao verdadeiro AMOR...
Essa não é uma mensagem do dia!!! É uma mensagem da Vida!!!

beijinhos e bom final de semana