quinta-feira, fevereiro 28, 2002

Visitei o www.infancia80.com.br, site, evidentemente, dedicado a tudo que marcou a vida de quem tinha entre 0 e 15 anos durante a década de 80. Jogos, programas de tv, filmes, quase tudo tem lá. É um site extremente nostálgico e eu, que já vivo entre o mundo da lua e o passado, fiquei pesando no quanto a infância é uma época boa. Talvez até a melhor época da vida, dependendo da história da sua vida, é claro.

Evoluir é bom, é necessário. Ao contrário de uma amiga minha eu acredito que nós temos a chance de nos tornarmos melhores com o passar do tempo, é para isso que estamos aqui. Mas se por um lado devemos amadurecer, aprender a lidar com o mundo à nossa volta, tornarmo-nos seres que sabem usar sua inteligência e sua independencia, por outro também acredito que existe algo da infância que é bom mantermos. A capacidade de nos surpreendermos, de nos admirarmos com o mundo à nossa volta é muito importante para que não comecemos a achar tudo extrememente tedioso, sem graça.

A partir do momento que começamos a olhar a vida com o olhos cansados, como quem já sabe tudo e nada mais tem para aprender, a vida talvez perca o sentido e a graça. Vagar pelo mundo apenas ensiando os outros (se se chegar a tanto) ou gabando-se da própria sapiência me parece ser uma experiência um tanto ao quanto vazia...

Nenhum comentário: