sexta-feira, fevereiro 08, 2002

Mais um rápido desabafo chato...

Só não entendo como esse povo insulano diz naquela baboseira pseudo-assistencialista de O Bairro Que Eu Quero do RJ TV (que chegou a ser um bom telejornal local, na época de Renata Capucci e Marcio Gomes, aí a Renata saiu eu não sei porque e o jornal ficou desse jeito, assistencialista e criando polêmica só para aparecer...) que o melhor da Ilha é o transporte.

Um lugar onde dependemos de kombis (em geral percurssos internos) e vans (para o centro) se não quisermos ficar esperando indefinidamente por um ônibus, que provalvemente estará lotado caso você não more próximo ao ponto final dele. Um lugar onde o máximo que chegamos com apenas uma condução é ao Centro da cidade, Bonsucesso, Saens Peña, Madureira e Vilar do Teles ( de quando em nunca aparecem uns Vigário Geral e outros locais assim, mas são quase ônibus fantasmas, que devem passar uma vez ao dia). Para chegar a Zona Sul necessitamos, invariavelmente, de no mínimo duas conduções. E isso apesar da existência das Linhas Vermelha e Amarela, que tornam o trajeto para Zona Sul e Barra da Tijuca, repesctivamente, muito rápidos.

No Rock'n Rio 3 (maravilhoso, diga-se de passagem, foi o meu carnaval ano passado) foi provado como seria possível e rápido a existência de uma linha para a Barra pela linha Amarela (na verdade exsite uma saindo do Aeroporto, mas vai pela orla e de qualquer forma precisamos tomar um ônibus até o Aeroporto). Mesmo assim, continuamos ilhados, cercados de água por todos os lados. E apesar disso, nem o transporte marítmo, as barcas, funcionam decentemente. Há intervalos de quase uma hora nas saídas das barcas, de tal forma que se você se atrasa um minuto, acaba chegando mais de uma hora trasado ou tem de ir de ônibus.

Não reclamo dos problemas de engarrafamento na ponte, nosso único contato com a terra firme chamada Rio, esse eu sei que não têm solução e também só ocorrem em casos de acidentes. Mas esses outros problemas, esses têm solução, sim, só depende de alguém fazer acontecer.

E é possível! Os insulanos sabem que sim! Há muito (exagero) tempo atrás havia um engarrafamento crônico na principal via de acesso do bairro, a Estrada do Galeão. Alguns donos do poder resolveram dar um jeito, obras foram feitas, e depois de alguns transtornos temporários, atualmente não sabemos o que é engarrafamento na Estrada do Galeão, a não ser aqueles que são conseqüencia de problemas na ponte, Linha Vermelha ou Avenida Brasil.

Então, só falta fazerem as soluções acontecerem!

Eu comecei reclamando da vida e cabei falando sobre transportes... Viajei legal!! =) =) (mas pelo menos termino sorrindo!) =) =)

Nenhum comentário: